Pratique com estudantes ou nativos da língua estudada de graça

Muitas pessoas dizem que não conseguem aprender ou se tornar fluente em uma nova língua por falta de pessoas para conversar. Com a internet e outras ferramentas fora dela, este problema não é mais um empecilho! Conheça as principais ferramentas usadas por nossos alunos e como tirar o máximo delas no seu cotidiano. Antes de mais nada, é importante que você entenda os propósitos e benefícios destas ferramentas. Ao se comunicar com alguém que não fala sua língua, você aumenta sua confiança e seu controle emocional. A habilidade de controlar suas emoções é um requisito em todas as áreas, inclusive no aprendizado de línguas. Portanto, entenda que você se sentirá desconfortável no começo, mas não desista até criar um hábito! Logo você criará algumas amizades e tudo ficará mais fácil e rápido.

 

Hellotalk

De longe meu favorito, este app permite que você crie uma rede social parecida com o Facebook, mas seu sistema pré-seleciona apenas pessoas que têm objetivos de aprendizagem inversos aos seus, ou seja, pessoas que falam as línguas que você pratica e que estudam as que você fala. Você pode, porém, adicionar outras pessoas a seu critério. Otimize seu uso usando a parte “moments” do aplicativo, que simula uma linha do tempo parecida com a do Facebook onde você pode postar áudio, dúvidas, fotos e muito mais.

Outra função do aplicativo é seu chat interativo com chamada de voz, tradução e correção de textos e transcrição de áudios para textos. Tudo isso para facilitar o processo de aprendizagem e correção dos colegas. Segure o dedo em cima de uma mensagem e você verá todas estas opções e muitas outras! O aplicativo está disponível para Android e iOS e conta com milhões de usuários! Ele é gratuito mas pode ter funções adicionais pagas. Eu nunca precisei pagar para usufruir completamente do Hellotalk, mas a escolha é sua.

Tandem

Não gosto de ser tendencioso, portanto direi que o Tandem é melhor em organização e estrutura do que a primeira opção, mas o Hellotalk ganha em facilidade de encontrar um colega de prática por um período longo. Outra grande característica do Tandem é que você pode contratar um tutor através dele. Hellotalk, não possui esta função, mas por estar disponível há mais tempo para Android, possui mais usuários recorrentes e membros que auxiliam nas postagens públicas. Até que consegui ser pouco tendencioso, não? Conheça o Tandem e veja qual você prefere, pois sem dúvida os dois podem ajudar e muito na sua evolução linguística.

Para quem não gosta de ou não tem internet

Para muitos, falar através de um celular ou computador não faz sentido ou é extremamente desagradável. Para estes, digo que estão certos! A língua foi feita para a comunicação face-to-face então sua angustia é completamente compreensível! A você, deixo algumas dicas de ferramentas e estratégias para se encontrar ou trocar correspondências com outros estudantes de idiomas ou nativos curiosos por culturas diferentes.

Pen friends – Receba cartas do mundo todo

O conceito de amigos de caneta ou Pen friends é antigo e visa estimular a correspondência física entre pessoas do mundo todo. Até o cadastro era feito por carta até pouco tempo atrás. Hoje, felizmente, já é possível se registrar pela internet. Existem várias empresas que disponibilizam tal serviço, portanto pesquise e veja o público que eles alcançam. Eu pessoalmente usei muito os serviços da Global Pen Friends, que abrangia muitos países de todos os continentes. Existem também outros grandes concorrentes como Pen Pal World, International Pen Friends e durante uma pesquisa para este texto, descobri que a Cambridge English, uma das mais renomadas instituições do Mundo, também possui seu próprio programa de correspondências.

Existem algumas recomendações de segurança para o uso deste serviço, como o não envio de fotos de sua casa e família, informações muito detalhadas de sua vida e de pessoas próximas,etc. É importante que as siga para ter um bom proveito da ferramenta e evitar problemas.

Encontre pessoas para praticar idiomas na sua cidade

Existem diversos aplicativos para encontro de pessoas de determinado grupo. Para aprendizes de idiomas e curiosos por culturas não seria diferente. Escreverei sobre os três que mais usei e portanto confio.

Couchsurfing

Um dos meus aplicativos de viagens e encontros locais favoritos. Com ele, você não apenas encontra hospedagem gratuitamente pelo mundo todo, mas também hospeda pessoas em sua casa. Além destas funções, existem as CS Meetings ou reuniões do Couchsurfing, nas quais pessoas do mundo inteiro se encontram em determinadas cidades para falar de cultura, viagem e praticar idiomas. É claro que quanto maior a cidade, mais movimentada é sua reunião local, mas vale a pena procurar uma com a sua cara aqui por perto e fazer amigos por lá.

Meet up

Ainda melhor que o CouchSurfing quando se diz a criar uma comunidade com objetivos parecidos, o meet up está ganhando espaço até nas pequenas cidades do interior. O app tem o objetivo de promover e gerenciar reuniões, eventos e grupos de prática e troca de conhecimento. Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma olhada!

Estas foram algumas das principais sugestões que tenho para você encontrar pessoas com objetivos parecidos e praticar não apenas idiomas, mas virtualmente qualquer coisa. Espero que lhe seja útil!

Alan Dantas