No dia 17/08/2017, palestrei para os alunos da escola municipal Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” com o objetivo de mostrar o lado bom da vida e de todas as escolhas que podemos tomar em nossas vidas. Com o objetivo de motivar os alunos a compreenderem suas limitações acadêmicas, sociais e até sentimentais e contorná-las para que possam visualizar o quão importante os estudos são, utilizei minha história desde a infância até a grande viagem ao Egito, da qual havia retornado há poucos dias. Sempre dando ênfase nas possibilidades que tinha e nas decisões que tomei para que chegasse até eles naquele dia.

Com o vídeo da viagem, muita interação divertida e vontade de falar na linguagem que os cativavam, consegui uma atenção incrível para a faixa etária da escola, o que me deixou muito feliz! Ao guiá-los a me responder que os estudos são a principal forma honesta de mudarmos nossas realidades e conquistarmos uma vida melhor, fiz uma dinâmica já conhecida pelos jovens para os quais palestro. Falei para que assistissem o filme Opostos, que conta uma história de superação incrível e ao entregar o DVD à professora, pedi para que todos fizessem um relatório do filme e me entregassem. Os melhores relatórios ganhariam um presente (bolsas de estudos de Inglês), que já haviam sido combinadas com a prefeitura de Hortolândia previamente.

Desta forma, os motivei a não apenas assistir o filme com atenção redobrada,mas também a escrever de forma mais cuidadosa e formal, com a ajuda da professora é claro. Espero que tenha sido produtivo e não vejo a hora de corrigir estes relatórios!

Alan Dantas