No dia 19 de Junho de 2017 aconteceu o primeiro Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia da cidade de Hortolândia, SP. Tive a honra e o grande aprendizado de palestrar ao lado de grandes nomes como Gabriel Chalita e Dr. José Armando Valente, que deram um show em suas apresentações incríveis.

Minha Apresentação

Com o título “Tecnologia Educacional e os novos aprendizes:Um novo conceito de sala de aula”, abordei a educação cognitiva, múltiplas inteligências e diferentes formas e ferramentas para estimular a colaboração e entusiasmo dos alunos pelo conteúdo apresentado em sala de aula. Com as inovações tecnológicas e a gigantesca onda de informação que atinge jovens e crianças diariamente, a educação não pode mais ser a mesma de cinquenta anos atrás. Jovens já não têm o mesmo formato de lares e criação e isso afeta a forma com que cada um vê o mundo, e consequentemente, recebe e guarda informações dele. Por isso precisamos mudar e a mudança começa com o professor – que mesmo subapreciado pela maioria que o cerca, tenta, em maioria, fazer um bom trabalho, mas nem sempre tem recursos de qualquer sorte ao seu lado.

Mostrei vantagens e desvantagens de se utilizar tecnologia em sala de aula, como mudar a impressão que os alunos têm do professor, criar aulas expositórias mais interessantes para diferentes tipos formas de ver o Mundo e como tirar o máximo do que temos no dia a dia para motivar alunos indisciplinados ou desmotivados por motivos diversos. Espero que com minha contribuição, os professores ao menos tenham agora mais conhecimento para lidar com desafios diários e fazer a diferença em mais vidas através de suas atitudes.

Objetivos

Meu objetivo com estas palestras e apresentações é poder levar as bandeiras da educação cognitiva, múltiplas inteligências e a motivação para estudar ao maior número de pessoas possível. Nada melhor do que fazer isto através dos professores da rede pública, que estão em contato diário com centenas de alunos.

Resultados

Desde o dia da apresentação, diversas direções regionais de escolas públicas têm me convidado para falar a seus alunos e ou professores e isto tem sido incrível e muito produtivo! Os resultos de cada interação sempre são positivos e geram dúvidas, novas ideias e muita vontade de mudar.

Alan Dantas