Vejo muitas pessoas criando processos mentais “cegos” ou sem consistência alguma e isto me entristece. Elas fazem isso ao memorizar frases todas ao invés de entender os conceitos por trás da criação de todas estas frases, o que não só levaria mais tempo, mas também organizaria seus processos linguísticos de uma forma rápida e eficiente. O exemplo que vem à mente sem esforço é o uso dos atributos de adjetivos do Inglês, especialmente em perguntas. Ao tentar perguntas a idade de alguém por exemplo, como a mente alinhada aos preceitos da educação cognitiva faria? Provavelmente ela buscaria pelo adjetivo que se deseja interrogar. No nosso caso os possíveis adjevtiso são velho (old) ou jovem (young). Então usaria o advérbio (não se apegue aos nomes!) quão, que questiona a intensidade dos adjetivos e por último seleciona o interrogado, ou seja, a pessoa para quem a pergunta é destinada.

Descomplicando

Parece complicado? Vamos organizar esta bagunça! Suponha que você queira perguntar a idade de minha mãe. Seguindo o processo mencionado, você deveria terminar com a seguinte frase:

Quão velha/jovem é sua mãe?  

Desta forma, você acaba de encapsular todo um conceito complexo para a maioria dos professores de Inglês explicarem, mas ainda não acabamos. Precisamos formular a resposta. Para responder, você novamente precisa indicar a pessoa, ou seja, minha mãe. Agora o que muda é a adição do atributo, ou seja, o valor agregado ao adjetivo, que no caso é um número de horas, dias, meses ou anos (eventualmente séculos, mas enfim) e então o adjetivo novamente.

Minha mãe é [56] [horas/dias/meses/anos] [velha/jovem]

Provavelmente ficaria assim: Minha mãe é 56 anos velha.

Vamos então ver como isto ficaria em Inglês. How abstrai dois conceitos do Português: Como de “Como faço isto?” e o Quão de que estamos falando neste texto. Usaremos anos mais frequentemente para expressar idades, portanto me limitarei a explicar somente year que significa exatamente ano, que no plural então ficaria years.

Finalmente a frase montada em Inglês:

Pergunta:

How old is your mother?

Resposta:

My mother is 56 years old

A fórmula é válida para todos os adjetivos, mudando apenas a medida do atributo, ou seja, se você perguntar “Quão bela é sua mãe” a resposta provavelmente não conterá números.

Esta foi uma amostra limitada pelo meio de comunicação, mas provavelmente eficaz de como o pensamento cognitivo no intermédio entre os alunos e qualquer forma de conhecimento nos estágios iniciais de abstração de conceitos faz toda a diferença.