Inglês Rápido para Brasileiros: Ouvido ou listening

Uma vez que você já compreendeu a estrutura básica da língua Inglesa, criou processos mentais para associá-los na memória permanente e já dominou as palavras essenciais para toda situação, agora é hora de melhorar seu ouvido ou listening e adquirir vocabulário variado através de áudios.

Para tanto, existem diversas ferramentas interessantíssimas, como o News In levels, que é um site criado por professores de Inglês para reescrever notícias reais em diversos níveis, permitindo ao aluno que escolha o nível de vocabulário e gramática com qual deseja interagir através de textos e áudio.

Com esta e outras ferramentas que serão apresentadas em nosso canal e também neste blog, você poderá seguir nosso método de aprimoramento de listening e sentir a melhora na mesma hora!

Para treinar ouvido/listening e adquirir vocabulário

Para treinar o subconsciente a entender que o Inglês é uma forma de comunicação, precisamos processar passagens de áudio de formas variadas (Audição, Visão e Cinestesia).

Passo-a-passo:

Até a etapa três, não se esforce para compreender o áudio, mas tente individualizar os sons/palavras, de preferência com fones de ouvido.

 

  • Apenas ouça o áudio, se possível de olhos fechados;
  • Repita a primeira etapa para uma melhor compreensão;
  • Ouça o áudio enquanto acompanha o texto (Não leia antes, siga o áudio apenas);
  • Leia o texto todo e investigue vocabulário desconhecido. Repita o áudio sem o texto;
  • Repita o áudio sem o texto e responda de forma escrita a pergunta genéricas (Quais os assuntos, situações, fatos e opiniões do áudio? Ou outras que você julgar convenientes);
  • Repita o áudio com o texto e aprimore as respostas anteriores, possivelmente inserindo mais informações. Sempre através de escrita manual (Caneta e papel).

Após estes passos, você passa a compreender melhor o áudio ativando assim sua confiança no processo e em sua capacidade de aprendizado, pois a melhora é notável. Caso você não perceba melhora notável, siga o processo mais cautelosamente e se a falta de resultados persistir, entre em contato conosco!