Sempre vejo crianças em silêncio com dispositivos conectados à internet e pais contentes por estarem em “paz”. Mesmo discordando com tal hábito, acredito que este é um hábito muito difícil de combater. Ao invés de combatê-lo, que tal aprender a conviver de forma mais produtiva? Existem centenas de jogos educativos que podem entreter crianças e ao mesmo tempo fazer com que as crianças aprendam línguas ou aumentem suas habilidades cerebrais com jogos mais elaborados.

Por mais difícil que possa parecer, introduzir educação e práticas cognitivas em jogos ou substituir jogos tradicionais por jogos educativos não precisa ser difícil. O segredo é introduzi-los como um novo desafio que os  próprios pais acham interessante. Em alguns casos presenciados por mim, os pais introduziram jogos educativos como desafios para eles mesmos e pediram ajuda aos filhos, que acabaram gostando dos jogos.

Jogos educativos interativos que ensinam Inglês

Sites como esl games plus disponibilizam jogos de tabuleiros para você imprimir e jogar com seus filhos ou jogos virtuais com fases e desafios que envolvem conhecimento em determinado assunto. Um bom exemplo de jogo virtual educativo é este que é voltado para o Inglês . Nele, cada jogador gira o dado e deve completar uma frase em Inglês de acordo com a imagem exibida, o que faz com que crianças associem a estrutura gramatical e vocabulário usados mais fácil e naturalmente.

Existem centenas de outros jogos como este em vários outros sites parecidos e até na loja de aplicativos do seu celular para você e seus filhos! Basta pesquisar o tema desejado ou fazer uma pesquisa nas categorias de jogos educativos que você encontrará diversas alternativas.

Jogos para exercitar o cérebro e estimular a capacidade cognitiva

É muito fácil encontrar jogos incríveis para celular nos quais você pode exercitar seu cérebro e se divertir ao mesmo tempo. Basta saber pesquisar. Geralmente palavras como “Brain”, “Brain exercise” trazem tais jogos a você.

Um bom exemplo deste tipo de jogo é o Brain it on. Nele você deve desenhar objetivos de formas e tamanhos diferentes para executar as tarefas estipuladas por cada fase, como na foto a seguir.

Brain it on

Brain it on – “Levante a caixa laranja do chão”

Para concluir, existem muitos recursos para ajudar as crianças a se desenvolverem enquanto elas te deixam em paz se divertem, basta saber pesquisar e apresentar como algo interessante até para os adultos que uma hora eles caem nos hábitos de crianças de todas as idades! Talvez até nos seus.