Muitas pessoas usam podcasts para substituir a prática oral e até mesmo para criar um plano de estudos autodidatas. A variedade de conteúdo gratuito impressiona, mas é preciso saber utilizá-los ou o que deveria otimizar seus estudos, acaba os tornando ainda mais confusos e massantes. A maioria dos podcasts não cobra pelo áudio, mas sim pelas dicas e estratégias de estudos, e isso faz com que pagar muitas vezes pareça a melhor solução.

Através deste breve guia, indicarei os podcasts gratuitos mais utilizados e descreverei algumas estratégias e dicas de atividades que podem lhe auxiliar na prática e até mesmo aprendizado inicial da língua Inglesa e até outras de sua escolha. A seguir, alguns dos mais populares podcasts na internet. Você pode encontrar mais podcasts aqui.

Podcasts in English

Podcasts in English é um dos podcasts de Inglês britânico mais antigos e mais variados da internet. Desde 2006, Podcasts in English tem criado conteúdo gratuito e pago para estudantes de todos os níveis e todas as necessidades. O estudante que seguir nosso guia e não desejar pagar não sentirá tanta falta das atividades e perguntas disponíveis aos membros pagantes.

ESL POD

ESL POD é o podcast em Inglês Americano mais utilizado da internet. Com ele é possível aprender sobre virtualmente qualquer tema enquanto o professor explica vocabulário, frases comuns e dá dicas de gramática. A inscrição paga lhe dá direito a guias de estudos e atividades complementares.

Effortless English

Effortless English foi criado por um professor de Inglês e especialista em psicologia e negócios AJ Hoge. Através deste podcast você terá acesso a um conteúdo rico e muito bem explicado. Caso não encontre os podcasts pelo site, procure-o na loja de aplicativos de seu smartphone.

The English we speak

BBC – The English we speak é uma série criada pela BBC com o objetivo de auxiliar os estudantes de Inglês. A série é rica em conteúdo e interessante, o que torna o aprendizado ainda mais rápido e divertido.

Business English Pod

Business English Pod é um podcast voltado aos estudantes de Inglês que se interessam em negócios. Como a maioria dos podcasts, os áudios são oferecidos gratuitamente e somente os assinantes pagos têm acesso às atividades e dicas de estudos.

Stuff you should know

Stuff you should know é um podcast voltado aos estudantes mais avançados, pois eles focam mais em curiosidades e coisas que deveríamos saber mas muitas vezes nem nos perguntamos. É muito interessante aos estudantes de nível intermediário usar podcasts mais avançados para testar sua audição e compreensão geral.

Criando suas próprias atividades

Para tirar vantagem destes serviços gratuitos, você precisa definir seu objetivo e então você pode criar suas próprias estratégias para ter uma prática mais produtiva. Estas são algumas ideias para atividades:

Para treinar ouvido, escrita e pronúncia

  • Escolha um nível de dificuldade mediana para seu entendimento, escute o suficiente para compreender contexto geral.
  • Crie perguntas a você mesmo seguindo a seguinte linha de raciocínio: “Qual o assunto abordado?” “Quais são os principais tópicos?” “Quais são os lados opostos da ideia central?”
  • Responda às suas perguntas de forma escrita em um caderno próprio para estas atividades.
  • Transcreva o áudio para seu caderno. Cada vez que ouvir novamente, perceberá que a transcrição ficará mais rica e produtiva.
  • Após a transcrição, compare seu texto com a transcrição original, caso o site disponibilize uma.
  • Ouça o áudio acompanhando com a leitura da transcrição corrigida. Desta forma você cria associação entre palavras escritas e a pronúncia delas.
  • Leia a transcrição em voz alta e compare sua pronúncia com a do podcast.

Estas são apenas ideias de como usar podcasts para aprender gratuitamente. Através destes guias, você pode criar suas próprias atividades de acordo com suas necessidades. Caso você tenha criado uma atividade interessante e queira compartilhar com mais colegas adeptos do open source learning, entre em contato e envie suas ideias para divulgarmos aqui no blog!