Em 2014, tive uma experiência muito interessante através das Américas. Viajei do Brasil ao Panamá e então cruzei os Estados Unidos e Canadá. Sempre utilizando o Couchsurfing e sempre de trem, carona, a pé ou transporte público.

E.C.I. Brasil - Mochilando no Panamá e problemas com Espanhol

Mapa do Panamá – “Mochilando” no Panamá e problemas com Espanhol

Ao chegar no Panamá, me encontrei com alguns moradores locais e como havia estabelecido anteriormente que não falaria Inglês ou Português, tentei falar Espanhol com os locais. Já havia estudado a língua por um tempo na internet, mas ao chegar lá me deparei com uma situação inusitada.

Mesmo entendendo muito bem a língua, sempre que a conversa se estendia, mudava para o Inglês ou voltava para o Português. Parecia que meu cérebro não entendia Espanhol como uma terceira língua! Acredito que seja pela similaridade com minha língua nativa, uma vez que ao passar um tempo no Canadá e estudar Francês por conta, logo consegui distinguir a terceira língua e falar Francês mais desenvolvidamente.

 

E.C.I. Brasil - Mochilando no Panamá e problemas com Espanhol

Cidade do Panamá – Mochilando no Panamá e problemas com Espanhol

Além desta experiência linguística, percebi algumas limitações encontradas no Brasil como no  transporte, desenvolvimento humano e outras. Claro, estas foram experiências minhas enquanto andando por lá.

Alan Dantas mochilando no Panamá

Alan Dantas mochilando no Panamá – Parte planejada da cidade.

O interesse local no turismo e na tentativa de se tornar a nova Miami me cativou por ser uma perspectiva de futuro para a maioria dos locais com quem interagi. Era como que as dificuldades eram ignoradas em nome da perspectiva de um melhor futuro. Foi uma experiência muito interessante!

Minha experiência no Panamá foi curta mas muito marcante! Pretendo voltar com mais tempo para rever os amigos que conheci por lá e explorar ainda mais as belezas naturais deste lugar tão interessante!